OS GRANDES FÃS

SOMOS FÃS MAS NÃO SOMOS FANTICOS GOSTAMOS DAS TUAS MUSICAS

toy

toy

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Toy (nome artístico de António Manuel Neves Ferrão) é um cantor popular português, nascido em Setúbal. Começou a sua carreira artística com tenra idade, aos 5 anos, numa festa de uma colectividade de Setúbal. Com 10 anos de idade, integrou um grupo de teatro local, ao qual permaneceu ligado durante 10 anos. Emigrou para a Alemanha, após terminar os seus estudos. Nesse país, lançou o seu primeiro trabalho com uma banda de músicos alemães denominada Prestige. Viveu 8 anos em solo alemão, trabalhando como produtor de diversos artistas e, ao mesmo tempo, realizando trabalhos próprios.

Em 1984, editou em Portugal o tema “Dias de paz”, seguido pela edição do tema “Depois de ti”. Em 1988, pela primeira vez com o nome artístico de Toy, lançou o tema “Mulher latina”. O tema “Mãe (três letras de saudade)” foi lançado em 1989, vindo a ser mais tarde incorporado num LP. No ano seguinte, foi editado o LP “Por ti”, contendo 10 temas.

Nesse mesmo ano, 1990, participou no festival da canção da RTP, com o tema “Mais e mais”, obtendo a segunda posição no certame, assim como prémio para a melhor interpretação. Em 1991, lançou o tema “E até quando”, com a editora Valentim de Carvalho, com a qual assinou na altura um contrato para 5 anos. Desse contrato resultaram trabalhos discográficos como “Champanhe e amor”, “Quem é quem é”, “Cabana junto à praia”, “Anjo vingador”, que foram incorporados numa colectânia dos seus maiores êxitos. Após o lançamento desta colectânea, Toy lançou o conhecido tema “Chama o António”.

Durante este período, desenvolveu também alguns temas destinados a programas televisivos, entre eles o Buereré e o 1-2-3.

Em 1997, assinou novo contrato, desta feita com a editora Espacial. “Aguenta-te com esta” foi o primeira tema que lançou com esta editora. No ano seguinte, gravou “Estupidamente apaixonado”. Pouco tempo mais tarde, participou no júri residente do programa de televisão “Ri-te, ri-te”, apresentado pela TVI.

Em 2000, apresentou o tema “Tu foste o grande amor”, dando relevo à sua faceta de cantor romântico. Foi, nessa altura, convidado para director musical do programa “Tic-tac milionário”, também apresentado pela TVI.

Nos anos seguintes, compôs diversos temas de sucesso para as telenovelas “Olhos de água”, “Nunca digas adeus”, “Último beijo” e “Tudo por amor”, também produzidas pela TVI.

Em 2002, lançou o álbum “Eternamente teu”, que incluia o popular tema “És tão sensual”.

Em 2003, protagonizou o seu próprio programa televisivo denominado “Na casa do Toy”, alcançando assinalável êxito. No mesmo ano, editou nova colectânea com os seus maiores êxitos.

Sem comentários: